Série que estimula professores a inovar lança volume no Recife e abre chamada para participação

Texto e imagens: Karla Vidal

Apresentar aos professores propostas de construção de novos cenários de aprendizagem baseados na aplicação das tecnologias é o principal objetivo do livro Cultura Digital na Escola que será lançado no Recife, na Livraria Jaqueira, no próximo dia 15 de outubro, às 17h.

A obra, escrita pelos pesquisadores Alex Sandro Gomes, Pasqueline Dantas Scaico, Lays Rosiene Alves da Silva e Ivson Henrique Bezerra dos Santos, vinculados ao Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), é dividida em três blocos temáticos: habilidades, experiências e novas práticas. O último bloco apresenta aos professores seis diferentes cenários de aprendizagem com base na utilização de games, redes sociais, RPG, vídeo e os tão discutidos dispositivos móveis como o tablet e o smartphone.

Por mais que as tecnologias digitais já estejam integradas a muitas atividades do cotidiano, ainda existem dúvidas e dificuldades em relação a sua função, principalmente no que diz respeito às práticas educativas. Vivemos um momento bastante rico na reflexão sobre como essas tecnologias ajudam a promover a aprendizagem, mas sua aplicabilidade ainda não tem conseguido acompanhar o ritmo das discussões. Isso acontece devido a fatores que vão de questões econômicas e estruturais até questões como o medo dos professores de inserir as tecnologias em suas práticas. Temores dificilmente superados porque levam os docentes a questionar se a aproximação com as tecnologias é realmente positiva ou se põe em xeque o papel do educador no processo de aprendizagem.

Cultura Digital na Escola, disponível em formatos impresso e digital, é o primeiro volume da Série Professor Criativo. O livro surge com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências não só para a simples inserção das tecnologias nas práticas educativas, mas também para tornar os professores capazes de propor e construir situações e espaços de aprendizagem cada vez mais criativos e inovadores.

Na ocasião do lançamento da obra, programado para acontecer especialmente no Dia do Professor, o autor e idealizador do projeto, professor Alex Sandro Gomes (CIn/UFPE), vai apresentar ao público presente algumas das propostas publicadas no livro, além de pontuar os desdobramentos da Série que já tem dois novos volumes em produção.

Em busca de professores inovadores




Durante o lançamento do livro Cultura Digital na Escola também será apresentado o Edital de Chamada de Capítulos para a Série Professor Criativo. A iniciativa pretende reunir a produção de educadores para compor uma coletânea de textos em volume especial digital a ser lançado em 2016.

A chamada é aberta a professores de todas as áreas e níveis de atuação que tenham interesse em apresentar reflexões e experiências sobre práticas pedagógicas inovadoras. A ideia é estimular os professores a registrar e compartilhar saberes de forma gratuita, buscando promover inovação nas práticas pedagógicas.

"Queremos mostrar aos professores que eles também podem ser agentes de transformação na prática de outros docentes. Há muito conteúdo sendo produzido e discutido e é importante registrar e garantir a difusão dessa produção. Por isso a escolha do formato digital e online. No entanto, é possível que o volume também ganhe uma versão impressa, assim como ocorreu com o primeiro volume da Série. Vamos trabalhar para que isso também aconteça", afirma Karla Vidal, editora executiva da Pipa Comunicação.

Os interessados têm até o mês de novembro para enviar capítulos através do endereço: www.pipacomunica.com.br/professorcriativo. As contribuições devem dialogar com os seguintes temas:

i) Pensamento Computacional;
ii) Fora da caixa: docência, formação e novas tecnologias;
iii) Novas culturas de aprendizagem: espaços maker, ensino híbrido e gamificação;
iv) Criatividade e iniciativas de aprendizagem fora da sala de aula;
v) Recursos Digitais Educativos: objetos de aprendizagem, apps, redes sociais e afins;
vi) Educação Aberta: teoria e prática;
vii) Arte, Literatura e Comunicação em Ambiente Digital;
viii) Inclusão Digital e Práticas de Letramento;

Os capítulos enviados serão avaliados pela comissão de organização da chamada, composta por professores de diferentes instituições de ensino superior, são eles: Alex Sandro Gomes (Centro de Informática/UFPE), Taciana Pontual (Departamento de Informática/UFRPE), André Luís Alice Raabe (Departamento de Educação/Univali) e Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto (Instituto de Computação/UFAL). A mesma comissão assinará a organização do livro.

O volume especial vai reunir os dez textos mais bem avaliados e será lançado pelo selo editorial da Pipa Comunicação. A iniciativa conta com o apoio do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação  onde acontece o lançamento nacional da chamada  do Estúdio Abble de Aprendizagem e do Grupo de Pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Pernambuco (CCTE/UFPE).


SERVIÇO


Lançamento da Série Professor Criativo no Recife
Quando? 15 de outubro, Dia do Professor, a partir das 17h.
Onde? Auditório da Livraria Jaqueira. R. Antenor Navarro, 138 - Jaqueira, Recife - PE
Palestrante: Professor Alex Sandro Gomes (UFPE)



Comentários

Postagens mais visitadas