Uma rede e um livro em prol da valorização dos professores


Em 2015, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a professora Elô Lebourg teve a ideia de construir  uma rede de professores. À frente de uma iniciativa que envolveu estudantes em uma série de atividades em prol do patrimônio no distrito de Lavras Novas, Elô sentiu a necessidade de dialogar com outros professores a fim de estabelecer parcerias, trocar experiências ou simplesmente conversar. Estava formada a rede Professores transformadores que com estratégias simples de envolvimento e interação se tornou uma das pioneiras no trabalho de valorização docente no país.

Um site, uma página no Facebook e um perfil no Instagram foram desenvolvidos para começar a reunir professores dispostos a conversar sobre suas práticas diárias. Em pouco tempo um grupo de colunistas foi formado e diversos textos passaram a ser produzidos semanalmente. Nesses relatos os professores refletem sobre questões atuais e descrevem situações de superação das adversidades numa rede que pretende aproximar os professores escritores dos professores leitores através da identificação e do diálogo.

Após um ano de produção e interação a rede Professores transformadores decidiu expandir esses relatos e registrá-los oficialmente em um livro. A obra Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente, organizada pelos professores Elodia Honse Lebourg e Doan Ricardo Neves da Cruz, será lançada na próxima sexta-feira (16), no setor educativo do Museu da Inconfidência em Ouro Preto, Minas Gerais.


De onde surgiu a ideia?


Conversamos um pouco com a professora Elô Lebourg que, além do ambiente virtual, também alimenta a rede com ações presenciais como rodas de conversa, exposições e exibições de filmes. Idealizadora da iniciativa Professores transformadores, Elô falou um pouco sobre o projeto de criar e manter uma rede de professores e sobre o desafio de publicar um livro. O resultado desse bate-papo você confere a seguir:



#PipaComunica - Quais caminhos levaram você à docência?


Elô Lebourg - Meu desejo de ser professora começou ainda no Ensino Médio, inspirada pelas aulas da minha professora de História. Cursei a faculdade de História depois de abandonar o curso de Engenharia Civil! Mesmo assim, meus primeiros anos de trabalho foram como pesquisadora e historiadora. Demorei um pouco a “criar coragem” de começar a lecionar, mas, em 2010, larguei tudo e fui! Deu certo, tem sido lindo!


#PipaComunica - O que a motivou a criar uma rede de professores? 


Elô Lebourg - Como professora, sentia-me muito sozinha nas escolas nas quais trabalhei. Por vezes, fui boicotada e maltratada por outros colegas e pelos gestores. As minhas ideias nem sempre eram bem-vindas, por mais simples que fossem. Comecei a pensar que essa solidão seria amenizada se eu pudesse me encontrar com outros professores como eu. Procurei uma rede que tivesse esse propósito, mas, como não encontrei, me preparei (estudei muito!) e criei uma!


#PipaComunica - O que seria um "Professor transformador"?


Elô Lebourg - Professor transformador é professor dedicado à ideia de que a educação pode mesmo transformar uma sociedade. É professor crítico e engajado, que luta também pelo sucesso do outro. É um profissional que assume a necessidade de constante formação e que tenta ser coerente na sua prática. É professor que assume erro, que está disposto a aprender junto, sempre.


#PipaComunica - Na sua opinião por que é importante reunir experiências em um livro? 


Elô Lebourg - Muitos dos relatos dos professores autores deste livro vêm de suas vivências cotidianas nas escolas onde trabalharam. Alguns dos temas abordados não são alvo da atenção dos pesquisadores da área de Educação. É importante uma obra que se dedique a expor a prática do professor no seu dia a dia, que materialize os detalhes do seu ofício e que se proponha a refletir sobre assuntos que, sabemos, afetam outros professores no país.

Foto: +Karla Vidal 

Editado pela Pipa Comunicação o livro estará disponível a partir do dia 15 de dezembro para aquisição, em formato impresso e digital, na Livraria da Pipa Comunicação. A edição impressa pode ser adquirida com frete grátis pelo valor de R$ 39,90. Já os adeptos da leitura online podem adquirir a obra em três formatos — PDF Epub e Mobi — pelo valor de R$ 9,90 através do link bit.ly/livrariadapipa.

Comentários

Postagens mais visitadas