10 maio 2017

Algumas vantagens do Design Thinking que podem mudar sua vida


Ok, exagerei! Talvez o Design Thinking não mude tanto assim sua vida, mas caso considere aplicá-lo, certamente terá boas surpresas.

O Design Thinking, apesar de ter virado tendência em vários ambientes, ainda é algo misterioso para muita gente. Até quem o aplica diariamente em seus projetos tem certa dificuldade de explicar o que danado é isso. Hoje eu vim aqui no blog ousar simplificar para explicar. Vamos lá!

No meu entendimento Design Thinking é um conjunto de estratégias que, quando combinadas, nos ajudam a identificar e solucionar problemas em qualquer situação que seja. Trazendo pro lado da educação podemos dizer que se trata de uma metodologia, e o melhor, uma metodologia ativa que é aquela em que o aprendiz é o principal agente; é o cara que arregaça as mangas para fazer alguma coisa.

Para entender melhor, eu gosto de levar a coisa para o lado fantástico. Quando digo fantástico eu me refiro ao lado "Senhor dos Anéis" mesmo. Eu imagino o Design Thinking como uma jornada em que há um grupo de heróis que juntos, depois de um momento de reflexão, conseguem identificar um problema comum e partem em busca de soluções. Agindo em equipe cada herói lança sua ideia para solucionar a questão. Na busca de fazer o outro entender sua proposta cada herói tenta apresentá-la da melhor forma possível. Cada apresentação elaborada funciona como um registro das ideia geradas, quase sempre visual, o que faz com que o grupo identifique com muita clareza qual a melhor opção para a questão colocada. Em seguida todos saem em missão para pôr em prática a melhor solução desenvolvida.

Foi assim que eu consegui entender o que era o tal do Design Thinking. Aliás, percebi ainda que, de certa forma, já aplicava a metodologia em praticamente tudo o que fazia. De um projeto de reforma na casa até o mais complexo projeto da +Pipa Comunicação, sempre seguia uma trajetória como essa. Isso porque o Design Thinking é a forma como designers pensam todos os dias e que pode sim servir como guia para qualquer pessoa.

Como neste sábado vai acontecer a quarta turma de Design Thinking do Prof-Lab, ando respondendo muitas questões sobre o tema, o que me fez produzir o infográfico a seguir que apresenta algumas  respostas. Espero que seja útil para quem tá esbarrando com esse termo em inglês pela primeira vez. Se você quiser desenvolver infográficos como esse basta utilizar o Canva.

Ahhh! Ainda há vagas para o Prof-Lab do sábado. Basta acessar o link: http://bit.ly/proflabdte e se unir ao grupo guiado por +Alessandro Lima na ABA Global Education em Boa Viagem.